Diy: Pintando MDF

17 abril 2014

Oi meninas, pra quem me acompanha no facebook deve ter visto que eu postei que finalmente - depois de mais de 1 mês - eu acabei as caixas dos pais e padrinhos do casamento. Minhas últimas semanas foram tão corridas que esse foi um dos motivos da ausência de posts aqui no blog. 

Hoje eu vou postar pra vocês o passo a passo das caixinhas de mdf, caixotes e letras que eu pintei. Vou dividir esse post em 2 partes. A primeira (que é essa), vai mostrar como pintar e envernizar a caixa e, a segunda vai mostrar como aplicar o tecido. 

E por fim vou fazer um post pronto com as imagens das minhas caixas montadas e explicar sobre a papelaria e outros detalhes, ok? Então vamos começar. 

PS: Só quero pedir desculpas porque eu não consegui tirar todas as fotos que gostaria pro tutorial, mas vou fazer de um jeito que fique bem fácil de entender. 

Material

  • Caixa de MDF (ou qualquer outra coisa que você queira pintar)
  • Tinta PVA branca
  • Pincel 
  • Rolinho
  • Lixa para madeira.
Para colorir e envernizar
  • Tinta acrílica ou xadrez 
  •  Verniz Cristal (qualquer um pra artesanato de sua preferencia)
  • Pincel macio
Vamos começar então!
  1. A primeira coisa que eu sempre faço é dar uma lixadinha leve na caixa antes de começar a pintar. Eu acho que assim o acabamento no final fica melhor. 
  2. Feito isso, vamos começar a pintar. Primeiro eu passo o rolinho com tinta branca por toda a área que eu for pintar e nos cantos eu passo o pincel. pra cobrir tudo. 
  3. É hora de deixar secar. 
  4. É hora de lixar, corte a lixa em pedaços pequenos que fica mais fácil de trabalhar os cantos. Lixe a caixa até que você passe a mão na superfície e não sinta saliências.  
  5. Repita o passo 2, 3 e 4 até que você esteja satisfeita com o fundo. Eu aconselho a fazer no máximo 3 demãos de fundo, assim a camada de tinta não fica muito grossa quando for colorir. Mas isso fica a critério de cada um.

 Gente desculpe as fotos não serem na sequencia, mas acho que deu pra entender, eu fiz tanta coisa de MDF que fui tirando as fotos aleatórias e não fiz nenhum completinho, sorry :(

Colorindo

Como eu comprei uma latona de tinta branca, eu acabei usando o xadrez pra colorir.
  1. Separe uma quantidade de tinta branca suficiente para pintar todos os itens (é melhor sobrar do que faltar) a gente nunca consegue fazer a mesma cor duas vezes. 
  2. Vá pingando o xadrez devagar até obter a cor que mais te agrada. 
  3. Misture bem para que fique homogênea. 
  4. Aplique em cima do fundo branco com um pincel bem macio, isso evita que a tinta fique toda marcada. 
Por fim deixe secar por um ou dois dias e passe o verniz com um pincel bem macio para evitar que fique marcas. Está pronto. 

Já com o verniz, vai ficar assim.

Gente desculpa mesmo se o tutorial não ficou muito bom tá, eu tentei fazer o máximo com as fotos que tinha aqui hahahaha, eu queria ter feito com gif e tudo mais mas não tinha imagens sequenciais, ai não deu. Espero que vocês tenham entendido e, quem não entendeu me chama nas redes sociais que tiro as dúvidas. Quem fizer caixinhas por esse tutorial, posta e usa a hashtag #astesbdv pra eu ver tá? 

Assim que der, posto a segunda parte do tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baú dos Vinte. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design